1 de novembro de 2010

ARTIGO DE OPINIÃO

Postado por Ana Paula às 18:54
TIPO TEXTUAL: ARGUMENTATIVO/INFORMATIVO
GÊNERO TEXTUAL: ARTIGO DE OPINIÃO


O artigo de opinião, como o próprio nome já diz, é um texto em que o autor expõe seu posicionamento diante de algum tema atual e de interesse de muitos. É um texto dissertativo que apresenta argumentos sobre o assunto abordado, portanto, o escritor além de expor seu ponto de vista, deve sustentá-lo através de informações coerentes e admissíveis. Logo, as idéias defendidas no artigo de opinião são de total responsabilidade do autor, e, por este motivo, o mesmo deve ter cuidado com a veracidade dos elementos apresentados, além de assinar o texto no final É muito comum artigos de opinião em jornais e revistas. a intenção é atingir todo tipo de leitor. Uma característica muito peculiar deste tipo de gênero textual é a persuasão, que consiste na tentativa do emissor de convencer o destinatário, neste caso, o leitor, a adotar a opinião apresentada. Por este motivo, é comum presenciarmos descrições detalhadas, apelo emotivo, acusações, humor satírico, ironia e fontes de informações precisas. Como dito anteriormente, a linguagem é objetiva e aparecem repletas de sinais de exclamação e interrogação, os quais incitam à posição de reflexão favorável ao enfoque do autor. Outros aspectos persuasivos são as orações no imperativo (seja, compre, ajude, favoreça, exija, etc.) e a utilização de conjunções que agem como elementos articuladores (e, mas, contudo, porém, entretanto, uma vez que, de forma que, etc.) e dão maior clareza às idéias. Geralmente, é escrito em primeira pessoa, já que trata-se de um texto com marcas pessoais e, portanto, com indícios claros de subjetividade, porém, pode surgir em terceira pessoa. Fonte: http://www.mundoeducacao.com.br/redacao/artigo-opiniao.htm

video


BRINQUEDOS CANTADOS NAS ESCOLAS
Os brinquedos cantados são instrumentos dinâmicos que auxiliam o professor para trabalhar com a Educação Infantil, as aulas incluem músicas e brincadeiras de roda tornando-se mais atraente, estimulando a aprendizagem e a socialização da criança. O brinquedo cantado é como se fosse um jogo que tem o ritmo como elemento principal, mas tem regras definidas para cantar e se movimentar. São brincadeiras ativas, onde pode explorar a imitação, o faz-de-conta ou mesmo construir movimentos com as crianças. "Segundo Paiva (2000, p. 61) a educação da criança tem na música o seu mais alto elemento de socialização e ajustamento. Esta pode estar presente em todas as áreas do currículo, pois inibe o auto-isolamento, combate a agressividade, desenvolve a inteligência, o espírito de iniciativa e aprimora as habilidades motoras". Sou a favor que os brinquedos cantados estejam no cotidiano escolar da criança, mais que passatempos, as brincadeiras de roda desenvolvem a expressão oral, a audição e o ritmo das crianças, além de trabalhar também o equilíbrio e a coordenação motora. A escola tem o papel de incentivar os brinquedos cantados para que essa ferramenta, que proporciona grandes aprendizagens continue fazendo parte da nossa cultura.

BIBLIOGRAFIA:PAIVA, Ione Maria R. de. Brinquedos Cantados. Florianópolis, 2000. Disponível em: http://teses.eps.ufsc.br/defesa/pdf/7353.pd

0 comentários:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

 

CONECTADOS COM A EDUCAÇÃO Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Emocutez