24 de abril de 2009

ELES SUPEITAM EU APOSTO!

Postado por Ana Paula às 01:40


As suspeitas do autor são dúvidas,suposições feitas com base em pesquisas e que ele observa na realidade, mas sem nenhuma conclusão.
A qualidade na produção dos saberes passa, pelo papel do professor. Mas não se trata de culpar os professores pela decadência do ensino, e sim valorizar a sua importância e mostrar que eles podem ser a chave para abrir as portas para um novo caminho.

Citarei as suspeitas e as apostas do autor.

AS SUSPEITAS:
Suspeita 1: Quanto mais se fala em qualidade de ensino, mais se perde a qualidade cognitiva das aprendizagens.
Suspeita 2: A qualidade das aprendizagens dos alunos depende da qualidade profissional dos professores. (Libâneo apresenta um paradoxo que estamos vivendo há muitos anos: aprendizagem de qualidade pressupõe qualidade profissional. Há, porém, uma degradação social e econômica dessa profissão).
Suspeita 3: Persiste distanciamento entre teoria (pesquisas universitárias) e prática (professorado do ensino fundamental e médio).
Suspeita 4:Boa parte dos professores formadores de professores desconhece os problemas concretos das salas de aula e discutem temas fragmentados, resultando em visões reducionistas.
Suspeita 5: O interesse pelo tema "formação de professores" promove um olhar mais voltado para os aspectos institucionais e do desenvolvimento pessoal do professor. Isso gera uma redução no interesse pela qualidade da aprendizagem dos alunos. (O foco do ensino tem de ser o aluno.)
Suspeita 6: As recentes pesquisas sobre formação de professores parecem não levar muito em consideração algumas condições importantes das escolas brasileiras (condições precárias de trabalho dos professores; precária formação profissional; desprepararo para exercer múltiplos papéis etc.)

AS APOSTAS:
Aposta 1: na aproximação dos pesquisadores e professores da prática;
Aposta 2: na formação teórica e prática de qualidade para os professores (e no investimento na formação continuada);
Aposta 3: na necessidade de investir na cultura dos professores: "Somente professores que se transformam em sujeitos cultos, isto é, sujeitos pensantes e críticos, serão capazes de compreender e analisar criticamente a sociedade em que vivem, a política, as diferenças sociais, a diversidade cultural, os interesses de grupos e classes sociais e agir eficazmente frente a situações escolares concretas." (p. 36);
Aposta 4: no domínio dos conteúdos específicos: "Ninguém dá o que não tem".
Aposta 5: na mudança na atuação dos professores de formação de professores. "O professor precisa promover o 'ensinar a aprender a pensar'."
Aposta 6: nas mudanças nas condições salariais e de trabalho.

Na escola se realiza uma produção de saberes por professores e alunos. Abaixo se encontram algumas suspeitas e apostas referentes às reflexões que fiz sobre o texto: Produção de Saberes na escola: Suspeitas e Apostas.

Suspeita-se dos critérios de qualidade do ensino, porém se aposta na escola voltada com interação entre professores, escolas e famílias. Pois o professor deve ser formado para as necessidades práticas do mundo.
Suspeita-se que a qualidade do aluno esteja ligada ao desempenho do profissional e o seu domínio de conteúdo, porém se aposta na formação de qualidade teórica e prática e na produção do conhecimento do professor.
Suspeita-se da relação de teoria e prática, pois há muita informação e pouca transmissão de conhecimentos, porém se aposta na transformação dos professores em sujeitos pensantes e críticos.
Suspeita-se que os formadores de professores ensinam teorias que estão distantes das práticas em sala de aula, porém se aposta que o professor tenha domínio dos conteúdos, habilidades, conhecimentos culturais e métodos de aprendizagem.
Suspeita-se que a prática esteja interligada a teoria, pois há um distanciamento da vida real das escolas e das salas de aula, porém se aposta que os conteúdos estejam ligados as experiências vividas nas práticas escolares.
Suspeita-se da precariedade profissional e das condições de trabalho, porém se aposta em uma nova visão de ensinar e aprender em cursos e na formação continuada e na Formação de Professores, e em mudanças nas condições salariais e de trabalho.
Suspeita-se em desconsiderar algumas teorias, porém se aposta na qualificação específica para os formadores de Professores como domínio da didática, conteúdos científicos, culturais e saberes pedagógicos.
Suspeita-se do que é avançado e ultrapassado e o que não é? Porém se aposta no desenvolvimento de estratégias e procedimentos para avaliação e desempenho dos professores e das instituições formadoras.
Há muitas suposições e desconfianças, mas há diversas apostas, que nos levam a arriscar na qualidade da formação profissional dos professores, e crer que eles tem a chance de acertar e fazer a diferença nesta sociedade.

Bibliografia:
LIBÂNEO, José Carlos. Produção de saberes na escola: suspeitas e apostas, In: CANDAU, Vera Maria (org) Didática, currículo e saberes escolares. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.

2 comentários:

Prof. Ivan Amaro on 24 de abril de 2009 às 11:39 disse...

Ana, seu blog está, realmente, LINDO!! Muito bacana mesmo! Que maravilha! Depois, quero aprender como é que fez esta coisa linda, viu? Sua reflexão está bem interessante... Vamos seguir refletindo? Acho que pode acrescentar mais algumas ideias... Que tal?

Abs
Ivan

Prof. Ivan Amaro on 19 de maio de 2009 às 11:26 disse...

Na reflexão, cabe explicitar as suspeitas e as apostas do autor sobre a produção de saberes na escola...Que tal??

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