4 de maio de 2009

CURRÍCULO: A BÚSSOLA DA APRENDIZAGEM

Postado por Ana Paula às 01:07



O currículo é o norte para a aprendizagem, é como se ele fosse uma bússola, que nos direciona quando estamos perdidos, assim é o currículo ele direciona, orienta como vamos ensinar.
Acho que os professores que lecionam em escolas onde não existe o currículo, devem se sentir perdidos e muitas vezes sem saber o que fazer. (Eu me sentiria assim!).
O currículo deve conter uma fundamentação teórica, os objetivos de aprendizagem para cada série ou ciclo, os conteúdos que serão trabalhados e referências bibliográficas.
Acredito que tudo o que se seleciona para ensinar deve fazer sentido ao universo do aluno, devemos estabelecer relações entre as escolhas curriculares e o desenvovimento das competências e o conhecimento necessário ao aluno, desenvolvendo assim uma formação sociocultural.
O professor deve desempenhar um papel de mediador, o papel dele é estimular o autodesenvolvimento do aluno e mediar seu processo de aquisição de conhecimento.
Vejo que o currículuo é um instrumento que deve levar em conta as muitas possibilidades de aprendizagem, não só nos conteúdos, mas também no ato de planejar as atividades.
Pois o planejamento garante sucesso ao trabalho, quem planeja tem um maior domínio sobre as atividades propostas em sala de aula, sabe onde quer chegar e sabe quais os meios que ele usará para alcançar os objetivos propostos pela escola.
Para que se tenha um ótimo currículo, é preciso que os professores, ou seja os responsáveis pela transmissão dos conteúdos, participem de sua elaboração, que seja construído junto, envolvendo a participação de todos os envolvidos na elaboração do processo educativo.
Aqui termino minha pequena reflexão sobre currículo.


Aguardem minhas novas postagens!


Deixem comentários!



Bibliografia:
MOREIRA, Antonio, Flavio, Barbosa e CANDAU, Vera, Maria. Currículo, conhecimento e cultura

3 comentários:

Patrícia on 7 de maio de 2009 às 09:33 disse...

Ola, bom dia...
Estava passando pelo Thomoeda Top Blog e achei o seu blog muito maneiro, o visual o estilo bem original , gostei muito, vou estar por aqui que puder....

Patricia

Patrícia on 8 de maio de 2009 às 09:30 disse...

Ola, bom dia...
Tudo bem com você? Bom passei para lhe desejar um ótimo fim de semana, e também dizer que coloquei o seu link em meu blog, e se quiser pode colocar o meu também...
Obrigada pela visita...

Patrícia

Ivan Amaro on 8 de junho de 2009 às 12:01 disse...

Ana, a reflexão iniciou-se... Que tal aprofundá-la um pouco mais e relacioná-la com a prática? Procure reportagens que tratem da realidade das escolas e que se relacionam com estes tópicos teóricos. Bom trabalho!

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

 

CONECTADOS COM A EDUCAÇÃO Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Emocutez