30 de junho de 2009

O Currículo e os Conteúdos

Postado por Ana Paula às 22:49



Reflexão baseada no texto 4: O Currículo: Os Conteúdos do Ensino ou uma Análise Prática de GIMENO SACRISTÁN discutido em sala de aula.
A Bibliografia se encontra no final do texto

Segundo Paulo Freire Ensinar não é transmitir conhecimentos, mas criar condições para a sua construção.

O que é o ensino?
O ensino de acordo com o Dicionário Aurélio é: 1- Transmissão de conhecimentos , informações ou esclarecimentos úteis ou indispensáveis à educação ou a um fim determinado, instrução; 2- Os métodos empregados para ministrar o ensino; 3- Magistério; 4- Esforço orientado para a formação ou a midificação da conduta humana; educação; 5- Adestramento, treinamento; 6- Castigo, ensinadela.

ENSINO DE QUALIDADE É UM DIREITO DO CIDADÃO DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS DO HOMEM

ARTIGO 26 - “TODO HOMEM TEM DIREITO A EDUCAÇÃO. A INSTRUÇÃO ELEMENTAR SERÁ OBRIGATÓRIA, GRATUITA, ACESSÍVEL A TODOS”....

ARTIGO 27- “TODO HOMEM TEM DIREITO DE PARTICIPAR LIVREMENTE DA VIDA CULTURAL DA COMUNIDADE, DO PROGRESSO CIENTÍFICO
E DE SEUS BENEFÍCIOS E DE FRUIR AS ARTES”.


Segundo Pedro Demo Ensinar não significa transferir pacotes sucateados, nem mesmo significa meramente repassar saber. Seu conteúdo mesmo é motivar processo emancipatório com base em saber crítico, criativo, atualizado e competente.
O modo como os professores entendem o que é ensinar afeta o que fazem na sala de aula, pois os aluno hoje não é mais visto como um ser passivo que deve apenas assimilar os conhecimentos que lhe são transmitidos pelos professores. É visto como um ser ativo que aprende não apenas através do contato com o professor e com o conteúdo, mas através de todos os elementos do meio.
A escola precisa aproveitar isso, contextualizando e problematizando seus conteúdos, sempre aproximando com a prática e fazendo com que o aluno compreenda o significado do que foi aprendido, ao desenvolver pesquisas a escola estará contribuindo para que o aluno seja sujeito de seu conhecimento e não mero receptor, assim a escola estará contribuindo para o desenvolvimento do aluno.
O currículo deve-se articular com a realidade, conhecer a comunidade faz com que o currículo seja bem realizado.
A escola também tem o papel de desafiar seus alunos a pensar e umas das possibilidades é apresentar situações-problema (Como foi discutido em sala de aula, pois assim a aula torna-se mais interessante) contextualizando o conteúdo desenvolvido com situações do dia a dia, essas situações levará o aluno a buscar soluções para suas dúvidas e para as suas incertezas.
Segundo Nikos Kazantzakis Os professores ideais são os que se fazem de pontes, que convidam os alunos a atravessarem, e depois, tendo facilitado a travessia, desmoronam-as com prazer, encorajando-os a criarem as suas próprias pontes.
Entendo que os professores pontes são aqueles que buscam fazer uma ligação entre a escola e o contexto da comunidade, do contexto que o aluno tem fora das 4 paredes da escola.
Os professores pontes são aqueles que tem ousadia de criar novos conceitos, desse modo a aprendizagem ganha novos conceitos, assim ampliando as possibilidades de aprender e ensinar.


BIBLIOGRÁFIA:
GIMENO SACRISTÁN, J O currículo: os conteúdos do ensino ou uma análise prática: In: GIMENO SACRISTÁN, J PÉREZ GÓMEZ, A.T compreender e transformar o ensino 4.ed, ARTMED, 1998.

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