1 de junho de 2009

ESTUDO ERRADO - Gabriel Pensador

Postado por Ana Paula às 16:55
Videoclipe - Gabriel O Pensador - Estudo Errado





LETRA DA MÚSICA ESTUDO ERRADO - GABRIEL PENSADOR


Algumas definições na Internet para escola são:

* Escola pode se referir a uma instituição de ensino ou a uma corrente de pensamento com características padronizadas que formam certas áreas do conhecimento e da produção humana.(Fonte: pt.wikipedia.org/wiki/Escola)

* Instituição social que tem a missão de educar, conjunto de professores (docentes) e dos alunos (discentes), lugar onde se relacionam uns com os outros e se prepara para a vida. (Fonte: pt.wiktionary.org/wiki/escola)

* É uma instituição financeira que vende diplomas; o aluno é o consumidor interessado em comprar; e o professor é o cara que quer atrapalhar as negociações. ... (Fonte: www.felipex.com.br/div_louco_dic.htm)

A música do Gabriel Pensador retrata alguns problemas vividos nas escolas como:
* O aluno não sabe o por que que ele está na escola; Pra que estudar;
* Decoreba pra fazer a prova e depois esquece-se de tudo, pois não aprende;
* Não procura informar-se das coisas que acontecem ao redor, ver televisão, ler jornal, etc.
* O que se ensina na escola não tem nenhuma vivência com o dia a dia do aluno fora da escola.
* As desmotivadoras, etc;

O aluno não vê nenhum motivo para estar na escola, somente acredita que deve sentar e obedecer, estudar pra que? Se ele pode decorar fazer a prova tirar uma ótima nota e depois esquecer tudo.
O que é a escola para alguns alunos, ou até mesmo a maioria, se não um lugar chato, intediante, que rouba seus minutos e segundos com aulas chatas,monótonas e desmotivadoras.
Antigamente as escolas pensavam em criar alunos dóceis, pacientes e ouvintes, hoje pretende-se criar alunos autónomos, pensantes, críticos e opinativos.
A escola além de possibilitar o conhecimento, deve também promover um estimulação por parte do aluno a fim de que ele produza um novo saber, saber esse que colabore para uma transformação social no meio em que este aluno está.
Para o conhecimento acontecer é preciso uma interação entre o aluno e o conhecimento e o professor é o mediador entre esse processo, para isso é importante o professor contextuaizar sua prática com a identidade do aluno interior e exterior, uma interação professor-aluno e aluno-professor, pois quem ensina aprende e quem aprende ensina também, assim é possível criar laços que podem facilitar o processo ensino-aprendizagem.
Ensinar exige respeito aos saberes dos alunos, saberes estes construídos na prática do dia a dia, cujas experiências podem ser aproveitadas para discutir a realidade para associar a disciplina ao conteúdo que esteja sendo ministrado, estabelecendo uma intimidade entre os saberes curriculares fundamentais aos alunos e a vivência social que eles têm enquanto indivíduos.
Ensinar exige do professor disponibilidade para o diálogo, exige saber escutar e acima de tudo, bom senso e comprometimento, é saber que o educador deve respeito à autonomia, à dignidade, à identidade do educando, e ser coerente com este saber na prática. Isto exige do professor uma reflexão crítica permanente sobre a sua prática. Além disso, a prática docente é formadora, logo, ética;
Ser professor é mais do que ensinar fórmulas e técnicas, é também educar, formar. Formar pessoas pensantes, com senso crítico, capaz de perceber e combater injustiças, que não aceite passivamente o que a elite social nos apresenta ou impõe, antes argumenta criticamente e luta por seus direitos. Esse é o desafio que todos nós professores ou futuros professores temos pela frente.

2 comentários:

Patrícia on 9 de junho de 2009 às 11:46 disse...

Ola, bom dia tudo bem?
Seus posts são muito interessante, fazia um tempo que não passava por aqui, o tempo acaba com a nossa vida né (rssrsrs) mas aproveitei hoje para dar um passadinha. E também que tenha uma ótima semana...
Beijos

Paty

Ivan Amaro on 28 de julho de 2009 às 09:29 disse...

Ana, suas postagens sobre os últimos textos lidos ficaram muito interessantes! Você aponta os pontos mais importantes e faz algumas relações com a prática. Esta relação é muito importante para ter uma noção de como podemos nos deparar com as discussões sobre currículo no cotidiano da escola.

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

 

CONECTADOS COM A EDUCAÇÃO Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Emocutez