11 de maio de 2009

O currículo como espaço de questionamento de nossas representações sobre os “outros”

Postado por Ana Paula às 00:32


Este slide é um trabalho referente ao texto: Currículo, Conhecimento e Cultura, de Antonio Flávio Barbosa Moreira e Vera Maria Candau. Este slide foi apresentado na sala de aula no dia 16/05/2009.
Este slide mostra um pouco das representações que construímos dos outros, daqueles que consideramos diferentes.
Incluimos na categoria nós todas aquelas pessoas e grupos sociais que têm referenciais semelhantes aos nossos, que têm hábitos de vida, valores, estilos e visões de mundo que se aproximam dos nossos.
Quem são os outros? Os são aqueles que entram em choque com nossas maneiras de nos situarmos no mundo, por sua classe social, etnia, religião, valores, tradições,etc.
Para Skliar e Duschatzky (2001), podemos entender o outro de três formas distintas: o outro como fonte de todo mal, o outro como sujeito pleno de um grupo cultural, o outro como alguém a tolerar.
É importante promovermos processos educacionais nos quais essas diferenças de relações não existam.

3 comentários:

Patrícia on 11 de maio de 2009 às 09:46 disse...

Ola, bom dia...
Tudo bem com vc?
Bom estou passando para lhe desejar que tenha uma ótima semana, e também pedir uma ajuda, claro se for possivel e não te incomodar, estou participando de um concurso Top Blog indicado ao premeio saúde, se puder votar em mim, esse concurso vai até agosto, preciso de muitos votos... se eu puder contar com vc, vou ficar muito grata. E a respeito do buton seu, então eu to querendo mudar o fundo do meu blog, queria algo bem diferente algo bem original, assim como o seu... gostaria que meu blog fosse centralizado mas não sei como fazer isso, estou pesquisando e quando conseguir pode ter certeza que vou colocar o seu buton no meu blog, preciso aprender a trocar meu perfil, histórico e outras coisas mais...
Mas pode ficar tranquila que vou estar sempre por aqui...
Beijocas
Paty

Profª. Alba Valéria on 11 de maio de 2009 às 23:51 disse...

Oiii amiga!!
Muuuuuuuuito obrigada pela dica do vídeo, consegui colocar (graças a vc), o seu ficou mt show!
Valeu mesmo!
bjooooooooooos

Patrícia on 19 de maio de 2009 às 09:18 disse...

Ola, bom dia...
Estou passando por aqui para lhe deixar um ótimo dia e que tenha uma ótima semana... seus posts são muito maneiros...
beijos

Paty

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

 

CONECTADOS COM A EDUCAÇÃO Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Emocutez