27 de julho de 2009

NOVA PERSPECTIVA SOBRE O CURRÍCULO

Postado por Ana Paula às 20:05



NOVA PERSPECTIVA SOBRE O CURRÍCULO


Durante este período aprendi uma nova visão sobre o currículo, pois antes tinha uma idéia totalmente diferente da que tenho agora depois de estudar.
Eu só conhecia apenas 1 currículo, aquele que fazemos com pretensão a conseguir uma vaga em algum emprego, hoje vejo a variedade de currículo que existem na área educacional.
Foram muitos os textos que estudamos, discutimos, levantamos questões, trouxemos dúvidas e contribuições. Alguns dos textos estudados foram:
O primeiro texto foi a "Produção de saberes na escola: suspeitas e apostas", de José Carlos Libâneo, na qual o autor apresentou algumas suspeitas e apostas sobre a educação sobre a prática de saberes nas escolas.
O segundo texto foi "Currículo, conhecimento e cultura", de Antônio Flávio Barbosa e vera Maria Candau, nesse texto aprendi que o currículo é o norte para a aprendizagem, é como se ele fosse uma bússola, que norteia a aprendizagem, pois para que se tenha um ótimo currículo, é preciso que os professores,os responsáveis pela transmissão dos conteúdos, participem de sua elaboração, que seja construído junto, envolvendo a participação de todos os envolvidos na elaboração do processo educativo.
Durante o estudo desse texto assisti o filme Crash que estava relacionado com o texto que estavámos trabalhando em sala no momento, o
filme faz refletir sobre nossas atitudes e como agimos perante as regras impostas pelo convívio em sociedade.
O terceiro texto "O Currículo: os conteúdos do ensino ou uma análise da prática?", de Gimeno Sacristán, na qual o autor relacionava teoria e prática, onde observei que o modo como os professores entendem o que é ensinar afeta o que fazem na sala de aula. A escola precisa, contextualizar e problematizar os conteúdos, sempre aproximando com a prática e fazendo com que o aluno compreenda o significado do que foi aprendido, assim a escola estará contribuindo para o desenvolvimento do aluno.
O quarto texto "O Currículo Apresentado aos Professores", de Gimeno Sacristán, na qual o autor mostra o currículo prescrito, como um conjunto de decisões normativas que são produzidas nos gabinetes das secretarias federais, estaduais e municipais de educação. É um currículo totalmente distanciado do currículo real, pois não respeita a diversidade, e não é construído pelos que fazem a escola cotidianamente.
O outro texto foi "O Currículo Modelado pelos Professores", de Gimeno Sacristán, na qual o autor mostra o currículo modelado como o resultado das representações dos professores sobre os diversos níveis de decisão curricular, pois cabem aos professores questões sobre a participação e responsabilidade docente em relação à elaboração de planos de ensino, definição de ementas e definição de componentes curriculares.
O texto fala que o currículo molda os docentes, mas quem aplica esse currículo na prática são os próprios professores, que são sujeitos ativos que podem intervir na prática para mudar, contribuindo com seus significados e com suas vivências.
Discutimos também a questão do livro-didático e como o currículo se apresenta nos livros. Há diversos mecanismos que reforçam as desigualdades socioculturais nos sistemas educacionais, um desses mecanismos está presente no livro didático. Assim como o currículo prescrito que vem pronto para o professor executar, o livro didático também é assim. O professor precisa ver o livro didático como um apoio um norte e não algo que o torne refém dele.

Esses foram os textos trabalhados em sala durante o 3º período.

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