12 de outubro de 2010

GÊNERO TEXTUAL - RECEITA CULINÁRIA

Postado por Ana Paula às 19:17



GÊNERO TEXTUAL – RECEITA CULINÁRIA
TIPO DE TEXTO – INJUNÇÃO
Mas também está presente a descrição e a narração.


Textos injuntivos são aqueles que indicam procedimentos a serem realizados, indicam como realizar uma ação. É também utilizado para predizer acontecimentos e comportamentos. Utiliza linguagem objetiva e simples. Os verbos são, na sua maioria, empregados no modo imperativo.


Características de uma receita
A receita é um gênero textual que apresenta duas partes – ingredientes e modo de fazer ou de preparo, que podem ou não vir indicadas por títulos. A primeira parte apenas relaciona os ingredientes, estipulando as quantidades necessárias, indicadas em gramas, xícaras, colheres, pitadas, etc. A segunda parte dita os modos de como devemos proceder para fazer a receita passo a passo. Por isso o gênero textual receita é um texto instrucional, ele regula com precisão o comportamento humano para realização de algum objetivo.
• A receita contém título;
• Apresenta uma estrutura constituída de: título, ingredientes e modo de preparo ou de fazer;
• No modo de fazer, os verbos geralmente são empregados no imperativo;
• Pode conter indicação de calorias por porção, rendimento, dicas de preparo ou de como decorar e servir, etc.;
• A linguagem é direta, clara e objetiva;
• Uso de formas de ordenação e esquematização: numeração dos passos a serem seguidos, roteiros, etc.

Receita: instruções que orientam a preparação de uma iguaria. (...) predomina uma linguagem instrucional com uso de formas verbais (imperativo, infinitivo) de valor imperativo ou impessoal. Em culinária, a receita estrutura-se geralmente em duas partes: Ingredientes e Modo de Preparo, incluindo-se, muitas vezes, a maneira de servir. (COSTA, Sérgio Roberto. Dicionário de gêneros textuais. Belo Horizonte: Autêntica, 2008, p.157)

A receita culinária é destinada a alguém que pretende fazer uma determinada comida. O objetivo dela é fazer com que o destinatário possa fazer comidas a partir da leitura da receita. Normalmente as receitas são publicadas em: livros de receitas, jornais, revistas, caderno de receitas, embalagens de produtos etc.


Pavê da Bonekinh@
Por Ana Paula Lopes Barreto

Ingredientes
2 caixas de creme de leite (2 colheres de sopa em cada creme e 1 caixa inteira na cobertura)
3 caixas de leite (500 ml em cada creme e o restante para molhar os biscoitos)
2 pacotes de biscoito de maisena
3 caixas de pudim (coco, chocolate e baunilha)
1 pacote de coco ralado (500g para cobertura)
Amido de milho (para engrossar os pudins, (2 colheres de sopa de amido de milho)
Açúcar (2 colheres de sopa de açúcar)



Modo de Preparo
Em uma panela coloque 500 ml de leite e misture o pacote de pudim de coco e 2 colheres de sopa de açúcar, em seguida leve ao fogo, mexa bem. Quando estiver quase pronto, faça em um recipiente a mistura de 2 colheres de sopa de amido de milho dissolvido e m um pouco de leite. Dissolva e junte ao creme mexa bem rápido por 3 minutos. (essa mistura irá fazer o creme ficar bem grosso). Tire do fogo e coloque 2 colheres de sopa de creme de leite, mexa e reserve este creme. (o creme de leite deixa mais leve e cremoso)
Forre o fundo de uma forma refratária com creme de coco.
Coloque em um recipiente um pouco de leite e umedeça os biscoitos maisena. Assim que estiverem molhadinhos coloque-os em cima do creme de coco, fazendo uma camada só de biscoitos.
Prepare o creme de chocolate da mesma maneira que o primeiro. Depois de feito coloque o segundo creme em cima dos biscoitos de maisena.
Coloque novamente outra camada de biscoito de maisena em cima do creme de chocolate.
Prepare o creme de baunilha da mesma maneira que o primeiro. Depois de feito coloque o terceiro creme em cima dos biscoitos de maisena.
Coloque novamente outra camada de biscoito de maisena em cima do creme de baunilha.


COBERTURA
Em uma panela coloque 500 ml de leite, despeje o pacote de coco ralado, coloque as 2 colheres de sopa de açúcar e mexa bem por 10 minutos. Prepare uma mistura de 2 colheres de sopa de amido de milho dissolvido em um pouco de leite. Assim que estiver pronto junte ao creme mexendo bem rápido por 5 minutos, tire do fogo e misture ao creme 1 caixa de creme de leite.
Coloque essa mistura por cima dos biscoitos. Decore com o coco ralado e leve à geladeira por 2 horas e sirva em seguida.


DICA:
Para que os biscoitos não quebrem por causa do leite, deve-se apenas umedecê-los e colocar no recipiente (travessa).
Pode enfeitar a parte de cima do pavê com creme de leite e decorar com(morango, uvas, pessêgo, coco ralado, raspas de chocolate, etc.

BIBLIOGRAFIA:
http://romaosampaio.wordpress.com/genero-textual-a-receita/
www.smec.salvador.ba.gov.br/.../por-que-trabalhar-com-receita.pdf

0 comentários:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

 

CONECTADOS COM A EDUCAÇÃO Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Emocutez